sexta-feira, 26, junho, 2026

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Brasil enviará missão humanitária à Venezuela após terremotos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (26), o envio de uma missão humanitária brasileira para auxiliar a Venezuela após os terremotos que atingiram o país. A primeira equipe partirá na manhã desta sexta-feira (27), levando profissionais especializados e equipamentos para as operações de busca e resgate.

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolará do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, transportando 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de quatro técnicos da Defesa Civil Nacional, quatro especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e nove toneladas de equipamentos de salvamento.

Hospital de campanha será enviado

Uma segunda aeronave está prevista para decolar no sábado (28), levando equipamentos para a montagem de um hospital de campanha, 100 purificadores de água com painel solar, medicamentos e materiais médicos destinados ao atendimento das vítimas.

Segundo Lula, a decisão foi tomada após conversa por telefone com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, para definir a melhor forma de apoio brasileiro. O governo informou que continuará acompanhando a situação para avaliar novas medidas de assistência humanitária.

Os terremotos deixaram mais de 180 mortos e cerca de 1,5 mil feridos, além de milhares de desaparecidos. Nesta quinta-feira, um novo tremor de magnitude 4,0 voltou a atingir o território venezuelano, segundo a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas (Funvisis).

Com informações de Metrópoles