segunda-feira, 22, junho, 2026

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Lula conversa com Putin sobre situação dos brasileiros em Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladmir Putin, nesta segunda-feira (23/10). Segundo o Planalto, os dois líderes discutiram os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia.

Na conversa, Lula relatou a Putin a situação dos brasileiros em Gaza e reiterou a urgência para a criação de um corredor humanitário que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos no local, sob bloqueio israelense.

O governo brasileiro negocia a retirada de um grupo de cerca de 30 brasileiros presos no enclave palestino, mas ainda não conseguiu aval do governo do Egito para o tráfego de pessoas pela fronteira de Rafah.

Os dois presidentes também teriam concordado sobre a necessidade do fim dos bombardeios na Faixa de Gaza e de imediata libertação dos reféns do grupo fundamentalista Hamas.

Lula e Putin falam sobre Conselho de Segurança

O presidente russo também teria comentado a proposta de resolução apresentada pelo Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) na última semana, que acabou vetada pelos Estados Unidos. A Rússia foi um dos membros permanentes que se absteve da votação.

Sobre o conflito com a Ucrânia o presidente Lula reafirmou a disposição do Brasil para ajudar em qualquer mediação quando os lados envolvidos estiverem dispostos a falar de paz. Com informações de Metrópoles.