segunda-feira, 22, junho, 2026

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Prefeitura de Manaus incrementa 40 novos ônibus à frota de veículos do sistema de transporte coletivo

A Prefeitura de Manaus, entregou nesta segunda-feira, 23, 40 novos ônibus à população. A entrega aconteceu na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona Leste, próximo ao parque Governador Amazonino Mendes (Gigantes da Floresta).

Conforme a prefeitura, 293 ônibus foram inseridos pelo Poder Público Municipal à frota do transporte público – todos eles com  ar-condicionado, rampa para cadeirantes  do tipo convencional, padron (modelo maior que permite transportar mais passageiros), e suspensão pneumática, montados com carroceria Marcopolo.

Os novos coletivos se juntarão à frota de 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas urbana e rural.

Segundo a prefeitura, o sistema de transporte da capital registra mais de 500 mil passagens diariamente, refletindo a importância do transporte público na vida dos cidadãos.

“Esses ônibus vão servir, em sua maioria, as zonas Norte e Leste, e alguns vão atender também a zona Oeste de Manaus. Assim, nós chegamos a 300 ônibus novos na nossa gestão, sendo que, até o final do ano, teremos mais 75 veículos entregues para o transporte coletivo. É importante ressaltar que nós finalizamos também a licitação para o transporte alternativo e executivo, e esses ônibus vão ser trocados a partir do ano que vem. No total, 320 novos ônibus vão servir a essa modalidade, que agora nós vamos chamar de ‘transporte complementar’, que entram também nesse novo serviço ofertado na cidade de Manaus no transporte coletivo”, assegurou Almeida.

Segundo o chefe do Executivo municipal, o processo de renovação da frota e os investimentos em tecnologia fazem parte do compromisso de garantir mais segurança e conforto para a população. Além dos 40 entregues hoje, mais sete, que estão em trânsito, serão integrados à frota de Manaus nos próximos dias.