O prefeito Renato Junior bateu o martelo e aplicou uma multa pesada de R$ 9 milhões contra a concessionária Águas de Manaus. O estopim para a punição financeira ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), quando o prefeito flagrou pessoalmente uma frente de trabalho funcionando de forma totalmente irregular na rua Eugênio Gudin, no conjunto Jardim Versalles, zona Centro-Oeste. A empresa descumpriu a ordem expressa do município que proibia novas escavações e a abertura de buracos na capital.
Indignado com a cena, Renato Junior interrompeu seus compromissos oficiais e foi para cima cobrar explicações. Ali mesmo na rua, o prefeito acionou o diretor-presidente da concessionária por vídeochamada, virou a câmera do celular para mostrar as equipes rasgando o asfalto e enquadrou a direção da empresa. A paciência acabou: a ordem anterior era paralisar imediatamente qualquer expansão de rede até que houvesse um alinhamento rígido com a cidade, mas a concessionária preferiu ignorar a determinação.
“Semana passada eu já proibi a abertura de novos buracos. A gente está aplicando multa de todas as formas contra essa concessionária, que não respeita o povo de Manaus. Estou aqui mostrando a obra acontecendo neste momento. O município determina uma coisa e a população continua sofrendo com ruas abertas e intervenções sem planejamento”, disparou o prefeito durante o flagrante.
A canetada milionária faz parte de uma ofensiva para frear os abusos e a bagunça nas vias públicas. Pelo Código de Obras do Município, nenhuma concessionária pode cavar ruas sem licença prévia. A autuação foi formalizada pelo Implurb, deixando claro que nenhuma empresa está acima da lei. O sentimento nas ruas é de total apoio à postura firme do prefeito, já que o morador e o motorista estão cansados de ver o asfalto novo ser destruído e abandonado em forma de crateras.
Renato Junior garantiu que a fiscalização agora é de tolerância zero e exigiu uma mudança imediata de postura por parte da empresa. “O povo de Manaus não aguenta mais ver a prefeitura recuperar uma via e, logo depois, ela ser escavada de novo. Eles estão descumprindo a Ageman, o Implurb e o município. Não vamos aceitar esse desrespeito com a nossa cidade”, declarou o prefeito, avisando que novas punições serão aplicadas se a Águas de Manaus insistir em maltratar a população.
