Com o objetivo de prevenir acidentes e otimizar o fluxo de veículos, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou nos primeiros dias do ano o reforço da sinalização horizontal e vertical nas principais vias da capital. Técnicos do instituto atuaram em diversas zonas, incluindo Leste, Centro-Oeste, Oeste, Centro-Sul e Norte.
As intervenções consistem na sinalização de linhas de divisão de fluxo seccionadas, linhas de bordo e instalação de placas de orientações.
Locais Contemplados e Melhorias Implementadas:
- Zona Leste: Nos cruzamentos das avenidas Itacolomy e Autaz Mirim, foram implementadas sinalização de ponto de parada de ônibus, marcas de canalização (linhas brancas que dividem fluxos) e sinalização de alça de retorno, beneficiando diretamente os condutores.
- Zona Centro-Sul: A esquina da rua Major Gabriel com a avenida Álvaro Maia, e os cruzamentos da rua Maceió com avenida João Valério e com a rua Salvador, receberam placas de indicação de fiscalização eletrônica. A mesma sinalização foi instalada na avenida Álvaro Maia com rua Santos Dumont.
- Zona Norte: Na avenida Max Teixeira, esquina com a rua São Judas Tadeu, também foi instalada uma placa de indicação de fiscalização eletrônica.
O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, ressaltou a importância dessas ações: “Essas ações são fundamentais para a mobilidade urbana, especialmente em uma cidade tão movimentada como Manaus. Além disso, a nova sinalização contribui para a eficiência do tráfego de veículos, tornando as viagens mais seguras”.
Estas recentes ações se somam às demais revitalizações promovidas pela atual gestão da Prefeitura de Manaus ao longo de 2025, evidenciando um esforço contínuo para melhorar a infraestrutura viária e a segurança no trânsito da cidade.
Histórico militar e motivação
Antes de ir para a Ucrânia, Dimitri serviu no Exército Brasileiro. Desde então, segundo ele, tinha o objetivo de seguir carreira militar fora do país.
Por isso, decidiu se alistar na Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, criada em 2022 para receber combatentes estrangeiros após a invasão russa.
Orientação a outros brasileiros
Atualmente, além de atuar no conflito, Dimitri afirma que pretende orientar outros brasileiros interessados em seguir o mesmo caminho.
Para isso, ele divulga em suas redes sociais um link para grupos de orientação, onde tira dúvidas sobre o processo de recrutamento e a rotina no exterior.
Relato de sobrevivência
Nas redes sociais, o amazonense compartilha fotos e vídeos de treinamentos em condições extremas, como frio intenso e neve. Enquanto isso, também relata ataques sofridos durante missões.
Em uma das publicações, ele afirmou ter sobrevivido a uma ofensiva russa.
“Graças a Deus saí com vida e sem dano nenhum. No entanto, meus irmãos não tiveram a mesma sorte”, disse.
