O portal de notícias Real Time 1 divulgou, na última sexta-feira, informações falsas sobre supostos pagamentos feitos pela Prefeitura de Manaus a portais e blogs de notícias. A matéria apontava de forma mentirosa que foi que o portal Banzeiro News teria recebido R$ 377.918,65 entre fevereiro e abril de 2025. Depois de constatar que a informação era falsa e que se tratava de uma fake News, o próprio portal retirou a matéria do ar deixando dúvidas sobre a sua credibilidade.
Mesmo com a fake News publicada e depois apagada sem nenhuma retratação, o portal ostenta na capa do site o selo de “Jornalismo Profissional” do Sindicato dos Jornalistas, além de uma descrição que diz que eles atuam com “Jornalismo sem chantagem”, o que destoa da prática de quem, sem nenhuma responsabilidade, decide divulgar fake News para atacar gestores públicos.
Até o momento, o portal Real Time 1 não se manifestou oficialmente sobre a retirada da matéria ou sobre a correção dos erros. O episódio reforça a necessidade de maior rigor e ética no jornalismo, especialmente no que diz respeito ao uso de dados públicos e à divulgação de informações que possam impactar a opinião pública.
Em nota a Prefeitura se pronunciou contra a disseminação de fake news. Veja a nota completa:
Em combate à desinformação e Fake News, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), se manifesta em razão de matéria publicada por veículo de comunicação local constando informações falsas sobre recursos destinados à publicidade em sites, portais e blogs de comunicação.
A matéria publicada foi retirada do ar no mesmo dia pelo referido veículo, ratificando que os dados são inverídicos.
A prefeitura alerta para a importância dos veículos de comunicação e pessoas públicas apurarem informações e fatos, tendo como base fontes seguras, sob o risco de contribuírem com a disseminação de notícia com conteúdo falso e a prática do crime de Fake News previsto em lei.
A prefeitura reitera, ainda, que a comunicação institucional é realizada com ética e moralidade, obedecendo os padrões e os planos estratégicos estabelecidos com transparência e coerência, com o objetivo de alcançar a população com notícias e serviços de maneira eficiente e responsável.
Esta gestão municipal está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, garantindo a precisão das informações e ajudando a valorizar quem verdadeiramente atua sob a égide da verdade.