Creche de Manaus vence prêmio nacional e apresenta projeto em Goiás

Educadoras da creche municipal Magdalena Arce Daou representam a região Norte no “Intercâmbio Conectando Boas Práticas 2024”. O evento acontece até esta quarta-feira (12), na cidade de Campestre (GO), reunindo iniciativas inovadoras na educação infantil.

As professoras Maria Raquel dos Santos, Jordana Gonçalves e Marcilea Freitas apresentam o projeto “Das Arepas ao Tucumã – uma proposta de interculturalidade entre povos irmãos”, vencedor do prêmio. A iniciativa foi selecionada entre mais de 150 inscrições por uma equipe de especialistas da revista “Nova Escola” e da Fundação Lemann.

O projeto, que beneficia 220 crianças do maternal 1, 2 e 3, tem como foco a inclusão de crianças refugiadas e imigrantes, promovendo a diversidade e combatendo a xenofobia por meio de atividades pedagógicas, encontros intersetoriais e ações artísticas.

Para a professora Maria Raquel dos Santos, a participação no intercâmbio é uma oportunidade de dar visibilidade às boas práticas da educação básica.

“Eventos como esse permitem divulgar o trabalho de educadores que atuam diretamente com crianças pequenas. Nossa iniciativa ultrapassa os muros da escola e mostra ao Brasil um projeto que transforma realidades, tornando a comunidade mais inclusiva e democrática”, destacou.

As profissionais da educação, premiada nacionalmente, são da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

*Com informações da assessoria