Prefeitura de Manaus vão receber a visita de um grupo de profissionais representando a Universidade de Saku, no Japão, e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), agência governamental que fornece treinamento técnico para participantes de países em desenvolvimento em diversas áreas, oferecendo bolsas e apoio financeiro para diferentes instituições.
A série de visitas, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, vai ocorrer na próxima sexta-feira, 21/2, e no sábado, 22/2, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Ephigênio Salles (zona rural), Parque das Tribos (zona Oeste) e Fábio Couto (zona Leste).
A gestora informa que o grupo também vai conhecer as ações do Farmácia Viva, projeto que tem como objetivo a expansão, na rede pública, do uso de plantas medicinais e de fitoterápicos, oferecendo opções terapêuticas para a população, incentivando a pesquisa e fortalecendo as práticas populares e tradicionais.
Shádia Fraxe explica que a visita tem o objetivo de avaliar a possibilidade de parcerias futuras entre as duas instituições do Japão e a Prefeitura de Manaus, especialmente na área de saúde e longevidade.
A farmacêutica Mie Muroya Guimarães, técnica da Diretoria de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico da Semsa, e uma das responsáveis pela recepção da comitiva, pontua que a troca de experiência e parceria seriam importantes para melhorar cada vez mais o atendimento à população idosa nas unidades de saúde da rede municipal de Manaus.
“O Japão é um país com muitos idosos e as instituições têm muitos trabalhos direcionados para melhorar a qualidade de vida dessa população, desenvolvendo diversas atividades e integrando essas pessoas com a comunidade”.
Segundo Mie Muroya, a seleção das três unidades de saúde para a visita dos representantes japoneses ocorreu considerando que USF Rural Ephigênio Salles, localizada no ramal Água Branca, Rodovia AM-010, abrange uma área geográfica com Colônia Japonesa, tendo moradores de descendência japonesa; já a USF Parque das Tribos, bairro Tarumã-Açu (zona Oeste), foi selecionada por ter o diferencial de atender comunidades indígenas; e a Fábio Couto, bairro Jorge Teixeira (zona Leste), foi selecionada por ser uma Unidade Escola.
Durante a visita, os representantes das duas instituições irão conhecer a estrutura dos estabelecimentos de saúde, fluxo de atendimento e os serviços disponíveis.