A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, divulgou a programação das atividades que serão realizadas em 2025. Uma das novidades é que a Casa pretende consolidar o projeto “Cidadão de Berço”, iniciado no ano passado.
O diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar, explicou sobre o projeto “Cidadão de Berço’, que promove formação cidadã e política às crianças do 1º ano do ensino fundamental, com atividades lúdicas, onde são construídos conceitos a respeito da política, livres de preconceitos.
Segundo ele, este ano, serão trabalhadas quatro escolas, sendo duas no primeiro semestre e duas escolas no segundo semestre, com realização de visitas às escolas de educação infantil da rede pública e também levando os alunos à Assembleia, nos moldes do programa “Conhecendo o Legislativo”.
“O ‘Cidadão de Berço’ deste ano visitará as escolas, com cinco encontros em cada uma delas e finalizará na Assembleia, onde as crianças conhecerão o plenário e entregarão uma carta ao presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade. Elas também terão apresentações sobre cidadania, com metodologia lúdica usando fantoches”, explicou.
Jander enfatizou, ainda, que a intenção da programação das atividades é dar continuidade aos programas já consolidados na Escola, como o “Parlamento Jovem”, que em 2025 será realizado no segundo semestre; o “Educando pela Cultura”; o “Educando pelo Amazonas” e também a próxima edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), além da realização de cursos regulares de capacitação para os servidores e para a comunidade.
Início das atividades
As atividades da Escola iniciam na terça-feira (28/1), com a “Jornada Pedagógica 2025”, que segue até o dia 30, sempre começando a partir das 9h. No auditório Senador João Bosco, a programação será no dia 28/1 e no auditório Sônia Barreto, nos dias 29 e 30/1.
O objetivo do evento é integrar as gerências da Escola com a apresentação de um resumo dos resultados de 2024 e, explanar acerca das ações para o ano de 2025, sobre projetos, cursos, palestras e outras atividades de cunho formativo. O público-alvo são servidores da escola, representante dos gabinetes e de Comissões da Casa.
Programação
Fevereiro
A Escola inicia oficialmente as atividades com a Abertura do Ano Letivo 2025, no dia 26 de fevereiro, no auditório Senador João Bosco com o tema “Educação Legislativa, Democracia e Participação Social”, com palestra do presidente da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Roberto Eduardo Lamari.
Março
O programa “Cidadão de Berço” terá atividades de imersão com desenvolvimento dos temas nas escolas, com alunos da educação infantil e ensino fundamental, nos dias 10, 14, 17, 21, 24 e 28 de março.
No dia 7 de março, o “Educando pela Cultura” realiza evento voltado ao Dia da Mulher. De 19 a 21 de março, o “Educando pelo Amazonas” visita os municípios de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus) e Barreirinha (a 331 quilômetros).
Abril
A Escola se prepara para realização da 5ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam 2025), cuja principal finalidade é facilitar o intercâmbio de experiências e disseminação de conhecimentos indispensáveis à prática parlamentar, nas Câmaras municipais. Desde 2022, o Feclam foi oficialmente incluído no calendário de eventos da Casa Legislativa, com a Resolução Legislativa nº 858.
Também em abril, o “Educando pela Cultura” realiza evento voltado à história dos povos originários.
Maio
O “Educando pela Cultura” realiza evento pelos 140 anos da Abolição da Escravatura no Amazonas, em 13 de maio, e o “Educando pelo Amazonas’, entre os dias 21 a 23/5 estará no município de Humaitá (a 590 quilômetros).
Entre os dias 12 a 16, a Escola do Legislativo realiza a Semana de Educação Legislativa.
Junho
O “Educando pelo Amazonas” visita os municípios de Tabatinga (a 1.108 quilômetros) e Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros) e o “Educando pela Cultura” realiza o evento “Festejos juninos e a influência europeia”, no dia 30 de junho.
Agosto
O “Educando pelo Amazonas” visita Lábrea (a 702 quilômetros) e o “Educando pela Cultura” realiza o evento “Combate ao Feminicídio”, no dia 29 de agosto.
Também em agosto, ocorrem as eleições dos representantes das escolas participantes do programa “Parlamento Jovem 2025”, realizado pela Gerência de Educação Cidadã da Aleam.
Setembro
O “Educando pela Cultura” abre o mês com a realização do evento “Setembro Amarelo”, de 8 a 12 de setembro. De 15 a 19 de setembro ocorre a Jornada Parlamentar da 17ª Legislatura do Parlamento Jovem.
No dia 19 de setembro, acontece o II Encontro Estadual do Parlamento Jovem. De 24 a 26 de setembro, o “Educando pelo Amazonas” estará em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus).
Outubro
O “Educando pelo Amazonas” estará em Boca do Acre (a 1.028 quilômetros).
Novembro
O “Educando pela Cultura” realiza no dia 25 de novembro, o Prêmio Nestor Nascimento.
Nos dias 27 e 28 de novembro, a Escola do Legislativo comemora seu aniversário de 20 anos e encerra o ano letivo.