Neymar é uma das grandes esperanças da Seleção Brasileira, mas as recentes lesões fazem com que seu futuro com a amarelinha seja uma incógnita. Em meio a tudo isso, o craque tem sido especulado em times brasileiros, e diversos torcedores estão aproveitando o código promocional Parimatch para fazer suas previsões sobre os próximos passos do atacante.
Enquanto Dorival Júnior sofre para armar a Seleção Brasileira e vem colecionando maus resultados, o grande craque do país segue fora de combate. Com uma sequência de lesões, Neymar não tem sido convocado e também não está defendendo as cores de seu clube, o Al Hilal.
Aliás, já está sendo ventilado que ele poderá deixar o clube saudita em meados de 2025. Seu possível destino seria o Brasil, e especula-se que o Santos seja o favorito nessa disputa, mas o Flamengo também estaria monitorando a situação do craque.
A pergunta que fica, porém, é: qual Neymar viria para o Brasil? Com um vasto histórico de lesões, o craque leva uma vida extracampo que não condiz muito com a de um atleta de alto rendimento. Por isso, é difícil saber até onde se pode contar com ele.
O mesmo vale para a sua relação com a Seleção Brasileira, que vem enfrentando sérias dificuldades nas Eliminatórias Sul-Americanas. A própria Copa América, em que o Brasil foi eliminado nas quartas de final, foi disputada sem Neymar.
Volta ao Brasil e Copa do Mundo
Uma eventual volta ao Brasil, no entanto, poderia fazer bem ao craque. Não que ele vá parar de ter sua vida fora de campo. Mesmo porque, até certo ponto, isso é absolutamente normal.
Mas estar em seu país natal e, possivelmente, no clube que o revelou, poderá fazer que, com o calor da torcida brasileira, Neymar se empolgue para disputar o próximo Mundial e faça uma preparação à altura do que se espera.
Com a atual crise da Seleção Brasileira, se Neymar jogar 60% do que pode, ele já será peça essencial para a próxima Copa. Em 2026, Neymar terá 34 anos, uma idade em que ainda é possível jogar em altíssimo nível.
Vale destacar que Messi conquistou a Copa do Mundo aos 35 anos. Mas, diferentemente do brasileiro, o argentino sempre foi um atleta extremamente dedicado.
Último craque brasileiro
Não se trata de ser severo demais com Neymar. Afinal, isso é recorrente no futebol brasileiro – muitos de nossos craques ficaram aquém do que poderiam por falta de comprometimento ou excesso de festas.
Ronaldo, Ronaldinho, Adriano, Romário são alguns dos jogadores que chegaram longe, mas poderiam ter tido carreiras muito melhores se tivessem 50% da dedicação de um Cristiano Ronaldo.
Mas, claro, muitos brasileiros também aliaram talento com dedicação. Nomes históricos como Pelé, Zico, Rivaldo e Kaká se encaixam nesse grupo.
Agora, se Neymar estiver focado e motivado, ele poderá ser muito útil à Seleção Brasileira. É bom ressaltar que o craque fez uma boa preparação para a Copa do Mundo de 2022 e até vinha jogando bem, mas o Brasil acabou sendo eliminado pela Croácia devido a uma desatenção no fim da partida.
Não há dúvidas de que Neymar é o último craque brasileiro e, tecnicamente, é muito superior aos seus colegas. Para a Seleção, seria de grande importância que o atacante se recuperasse e fizesse uma boa preparação visando à Copa do Mundo de 2026.
Brasil ou exterior?
Resta saber, portanto, se Neymar seguirá sua carreira no exterior ou fará sua aguardada volta ao Brasil.
Como dito, a segunda opção poderá ser um fator decisivo para reaproximar o craque da torcida e motivá-lo ainda mais para aquele que poderá ser o seu último Mundial.
A Seleção Brasileira, enfim, precisa muito de seu craque, mas paira a dúvida se ele ainda quer continuar vestindo a amarelinha e ainda quer continuar sendo um jogador de futebol profissional.