Em novembro, os advogados e advogadas do Amazonas irão eleger a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amazonas (OAB-AM) para o triênio 2025-2027.
A eleição terá três adversários: o atual presidente, Jean Cleuter Mendonça, da chapa “União Para Avançar+”; a ex-presidente Grace Benayon, da chapa “União, Renovação e Trabalho”; e o advogado Kennedy Tiradentes, opositor da gestão de Cleuter, da chapa “Ordem e Renovação”.
A eleição para a nova diretoria da OAB-AM ocorrerá de forma presencial no dia 19 de novembro, das 9h às 17h. Conforme o edital, poderão votar os advogados e advogadas com domicílio eleitoral em Manaus e nos municípios que não possuem subseção, em locais que serão definidos pela Comissão Eleitoral.
Nos municípios com subseções, as eleições acontecerão nos seguintes endereços: em Manaus, o local de votação será a Arena da Amazônia; no Alto Solimões – que inclui os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença – a votação será na sede da subseção em Tabatinga, no bairro Centro. Além disso, as subseções de Manacapuru, Parintins, Tefé e Itacoatiara também terão seus Centros como locais de votação.
O voto é obrigatório para todos os advogados e advogadas, que deverão apresentar no momento da votação a carteira ou cartão de identidade profissional, ou um documento oficial com foto, como Cédula de Identidade, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Passaporte.
União Para Avançar+
Eleito em 2021, Jean Cleuter busca a reeleição ao lado da atual vice-presidente Denize Aufiero. A chapa “União Para Avançar +”, que concorre com o número 30, também busca a reeleição da secretária-geral Omara Gusmão, do tesoureiro Sérgio Cruz e da secretária-geral adjunta Alice Siqueira.
Entre propostas para o próximo triênio 2025-2027 estão a Procuradoria de Defesa e Assistência de Honorários Advocatícios; Canal de Denúncias – Suplementares; Segurança no exercício da advocacia em regiões isoladas; Apoio à advocacia do interior; Central de Alvarás; Ampliação dos cursos; Fomento à aquisição de equipamentos para escritórios; Atendimento Online da OAB; Advocacia Inclusiva e Diversificada; Suporte para Jovem Advocacia; Estruturação da Ouvidoria da Mulher; Observatório da Mulher; Empreendedorismo da advocacia feminina; Programa de Saúde Integral do Advocacia; Fiscalização do Balcão Virtual dos Tribunais, dentre outros.
Os avanços conquistados para a advocacia amazonense durante a atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) foram destacados pelo presidente Jean Cleuter, que busca a reeleição pela Chapa 30. Ele compartilhou esses feitos em entrevista a uma emissora de rádio local em Manaus, na tarde de segunda-feira (4).
“Hoje, nós estamos presentes em 44 municípios do Estado do Amazonas. Estamos instalando Starlink (antenas de internet de alta velocidade) para facilitar a comunicação virtual. Nós temos um projeto de estarmos presentes nos 62 municípios. Uma das estratégias para isso será fazer polos a fim de atender aos municípios menores. É muito difícil advogar no interior do Amazonas. Por isso, esse apoio da Ordem dos Advogados do Brasil é muito importante. Mesmo com orçamento baixo, conseguimos fazer muito. Hoje, temos mais de 2.800 membros de comissão, que atuam em cerca de 100 comissões temáticas”, disse Jean Cleuter.
União, Renovação e Trabalho
Liderada pela renomada advogada Grace Benayon, conhecida por sua vasta experiência e atuação destacada na área jurídica, a chapa de número 22, intitulada “União, Renovação e Trabalho”, tem como a proposta o fortalecimento das relações institucionais e a defesa das prerrogativas da categoria.
A chapa, encabeçada por Grace Benayon, também é composta pela advogada Adriane Magalhães, como vice, e pelos advogados Anderson Raphael, Félix Valois, Simone Rosado, Helena Galvão e Professor Hamilton.
A chapa 22, que tem como principal compromisso a renovação sólida e verdadeira da advocacia no Amazonas, busca a ampliação da inclusão e pluralidade dentro da OAB, garantindo que todos os profissionais, de diferentes perfis e trajetórias, estejam representados.
Entre propostas para o próximo triênio 2025-2027 estão realizar campanhas de conscientização sobre as prerrogativas da advocacia; Criar fóruns periódicos para discutir e debater as prerrogativas da advocacia; oferecer cursos e treinamentos regulares sobre as prerrogativas da advocacia; Estabelecer um serviço de apoio jurídico para advogados que enfrentam violações de suas prerrogativas; Colaborar com instituições de ensino para incluir a discussão sobre prerrogativas da advocacia no currículo acadêmico; Conselhos Regionais de Ética; Ações Legislativas; Reconhecimento Público e criar uma plataforma online para que advogados possam registrar e denunciar violações das suas prerrogativas.
Em entrevista, nesta segunda-feira (11), Grace Benayon afirmou que sua proposta é conduzir um mandato pautado pelo diálogo, com a missão de derrubar barreiras e oferecer oportunidades iguais a todos os advogados, especialmente às novas gerações, que frequentemente se sentem excluídas de um sistema, segundo ela, dominado por profissionais mais tradicionais.
“Os advogados estão sofrendo, empobrecidos. Nós estamos vivendo em uma nova era, num novo tempo, onde a tecnologia é imprescindível. Então a gente precisa capacitar e preparar a advocacia. O empreendedorismo feminino e o empreendedorismo na advocacia são imprescindíveis. Os advogados que possuem alguma deficiência também têm que ter um tratamento diferenciado”, destaca.
Ordem e Renovação
Kennedy Tiradentes lidera a terceira via na eleição pela chapa intitulada “Ordem e Renovação”, de número 10, que tem como vice Marco Aurélio Bacelar. A chapa também é composta pelos advogados Dídia Haydeé Soares, Raimundo Soares Filho e Camila Printes Lobato.
No último domingo (3), advogados do Amazonas se reuniram no Clube do Asa para um evento promovido pela Chapa 10. Durante a reunião, advogados de pequenos e médios escritórios reforçaram seu compromisso de renovar a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) e devolver a instituição à advocacia amazonense.
Os membros da chapa compartilharam suas propostas e ouviram as expectativas dos profissionais presentes, visando entender as dificuldades enfrentadas pela classe e oferecer apoio e estrutura adequados. Diversas propostas para o futuro da OAB Amazonas também foram apresentadas. A Chapa 10 defende uma mudança significativa e propõe uma instituição mais próxima e conectada com a realidade da advocacia local.
Entre propostas para o próximo triênio 2025-2027 estão programa anuidade zero; Creches para apoio às mamães e aos papais advogados; Comissão da celeridade processual; Porte de armas para advogados e a implementação do Termo de Ajustamento de Conduta (T.A.C), nos casos em que o advogado concorde com os termos, facilitando a conclusão dos processos e minimizando os prejuízos para o advogado.
Pesquisa
Uma pesquisa divulgada pela Action mostra que o atual presidente da OAB/AM, Jean Cleuter, lidera as intenções de voto com 68,4%, seguido pela advogada Grace Benayon, com 15,4%, e em terceiro lugar, o advogado Kennedy Tiradentes, com 3,7%. De acordo com o levantamento, 12% dos entrevistados não mencionaram nenhum dos três candidatos.
A pesquisa foi realizada por telefone nos dias 1 e 2 de novembro, ouvindo 366 advogados e advogadas aptos a votar. O instituto de pesquisa informou que a margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
A Action também destacou que a pesquisa foi registrada na Comissão Eleitoral da OAB, conforme o Provimento 222/2023 do Conselho Federal da OAB.