Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (7), a conselheira Yara Lins foi reeleita para a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2026-2027. A conselheira se torna a primeira presidente e a primeira mulher a ser reeleita no comando da Corte de Contas amazonense. O atual mandato de Yara Lins se encerra em dezembro de 2025.
A votação foi marcada pela ausência dos conselheiros Luis Fabian e Ari Moutinho Jr, que está em licença médica. Dos seis votos válidos, cinco foram favoráveis à reeleição de Yara Lins, e um foi em branco, registrado pelo conselheiro Érico Desterro.
A possibilidade de reeleição se tornou viável após uma alteração no Regimento Interno do TCE-AM, aprovada em 5 de novembro. O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 7 de 2024 foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde recebeu aprovação dos deputados na quarta-feira (6).
Além de possibilitar a reeleição da presidência, a nova legislação permite que outros cargos de liderança no Tribunal sejam renovados, incluindo o vice-presidente, conselheiro Luis Fabian; o corregedor-geral, Josué Neto; o ouvidor, Mário de Mello; e o coordenador-geral, Júlio Pinheiro.