Um homem de 24 anos foi preso na sexta-feira (20), por tráfico de drogas no município de Beruri, interior do Amazonas. Na mesma diligência, um adolescente de 16 anos foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o caso.
Conforme a delegada Rosane Ferreira, da 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri, as diligências iniciaram após uma guarnição da Polícia Militar informar a equipe policial da 80ª DIP sobre uma denúncia de que um adolescente estaria guardando entorpecentes e dinheiro do tráfico de drogas em sua casa.
“Com o apoio da Polícia Militar nos dirigimos até a residência do adolescente e encontramos aproximadamente 1,5 quilos de drogas do tipo oxi e 467 reais em espécie, dentro de uma caixa no quarto dele. Em depoimento, o adolescente contou que estava guardando os materiais a pedido de um vizinho”, disse a delegada.
Segundo a delegada, o homem conhece o adolescente desde criança e o aliciou para que ele guardasse a droga e o dinheiro em sua casa, para que os policiais não encontrassem. Após ser ouvido, o adolescente foi entregue aos responsáveis legais mediante um termo de responsabilidade.
“Durante as diligências, constatamos que se tratava de um investigado por tráfico de drogas, com mandado de prisão preventiva em aberto. Ele foi localizado em sua residência, onde demos cumprimento ao mandado de prisão e o autuamos em flagrante por tráfico de drogas”, contou a delegada.
Segundo a delegada, o aliciamento de adolescentes ao tráfico de drogas tem sido constante na cidade e a Polícia Civil vem atuando para evitar a prática e recuperar os adolescentes.
“Estamos fazendo o encaminhamento deles a órgãos como Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar do município, para que sejam tomadas as devidas providências”, finalizou a delegada.
Procedimentos
O homem responderá por tráfico de drogas majorado pelo envolvimento de adolescente e já se encontra à disposição da Justiça.
O adolescente responderá por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas e está à disposição do Juizado Infracional.
*Com informações da assessoria