O presidente Lula (PT) deve visitar o Amazonas, neste mês de setembro, para uma reunião para tratar sobre as consequências da estiagem severa, que já começa a afetar municípios do Estado.
A possibilidade da visita foi acertada entre o presidente e o senador Omar Azir (PSD-AM), na quarta-feira (4), durante reunião no Palácio do Planalto.
Sobre a confirmação da vinda do presidente para a capital amazonense, a assessoria do senador afirmou que “ainda não é oficial, mas existe esse trabalho para que isso aconteça”.
Em Manaus, Lula deve ser reunir com prefeitos e o governador Wilson Lima (União Brasil) para tratar da seca e, possivelmente, anunciar ações e recursos para amenizar os impactos da estiagem.
Durante a visita está previsto um sobrevoo em áreas críticas e uma visita aos municípios do interior do Amazonas, onde a situação da estiagem é extrema.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou, na quinta-feira (5), que o presidente deve visitar o Estado.
Visita em Manaus
Em julho, O governador Wilson Lima (União Brasil) recebeu a ministra Cármen Lúcia, para discutir sobre estratégias para as eleições municipais no Amazonas, principalmente devido à estiagem na região.
Wilson Lima destacou a importância do encontro com a ministra, enfatizando o compromisso do governo estadual em colaborar estreitamente com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para garantir a realização de um processo eleitoral seguro e eficiente, mesmo diante das dificuldades provocadas pela estiagem.
“Recebemos a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, que veio ao Amazonas para tratar sobre os preparativos para as eleições municipais deste ano. Reforcei nosso compromisso em atuar em parceria com Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, tendo em vista os desafios logísticos do nosso estado, principalmente frente à estiagem”, publicou.