segunda-feira, 16, setembro, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Programação especial e gratuita pelo Dia da Amazônia começa nesta quarta-feira com a participação de Isabelle Nogueira

celebração ao Dia da Amazônia, celebrado no dia 5 de setembro, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promove uma programação especial e gratuita, durante o mês, que inicia nesta quarta-feira (4/9), às 18h (horário de Manaus), com o webinar “Como as mudanças climáticas impactam a vida das mulheres da Amazônia”. O evento, que será transmitido pelo canal da FAS no YouTube, visa refletir sobre os efeitos das ações predatórias na natureza e a importância de sua conservação, com foco na valorização dos saberes tradicionais.

O webinar traz um amplo debate com a participação de Valcléia Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS; Thais Kokama, artista e compositora indígena; e Izolena Garrido, artesã, educadora e vice-presidente do Conselho de Administração da FAS. A mediação será realizada pela influenciadora digital e dançarina, Isabelle Nogueira.

Durante o webinar, as participantes abordarão sobre a calamidade pública causada pela estiagem dos rios amazônicos, que é considerada pelos especialistas uma das mais severas dos últimos tempos. Segundo a Defesa Civil do estado, a seca já atingiu diretamente mais de 77 mil famílias, exigindo a doação de toneladas de insumos para o interior.

Outro desafio enfrentado e que será debatido são as queimadas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 8.708 focos de incêndios florestais no mês de agosto, quase o dobro do registrado no mesmo período em 2023. Isso resulta nas nuvens de fumaça, que tem como consequência a queda drástica da qualidade do ar, além de problemas de saúde para a população. As queimadas também ameaçam o pleno funcionamento do bioma amazônico, bem como a integridade de comunidades tradicionais.

“A Amazônia está vivenciando um momento crítico e delicado. Nossas escolhas podem levá-la à devastação, portanto precisamos repensar tudo o que tem sido feito com o planeta. O Dia da Amazônia é mais do que uma celebração, é um chamado para atitudes que promovam a existência desse bioma e das vidas que ali vivem. Para a Amazônia, não há mais o amanhã, o futuro é agora”, afirma Valcléia Solidade.

Programação de setembro

Além do webinar, a FAS preparou uma programação especial para o mês de setembro, com atividades online e nas comunidades amazônicas em que atua.

Entre as ações, destaque para o lançamento da campanha “Mude Pelo Clima”; nas redes sociais, seguida pela estreia da websérie “Árvores Gigantes”. No dia 9 de setembro, às 8h, será realizada a palestra “A Amazônia e o futuro da humanidade”, na Escola Estadual Armando Mendes.

Em paralelo, a FAS exibirá o filme “Ainbo: A Menina da Amazônia” na comunidade Boa Esperança, situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Amapá, por meio do projeto Cine Beiradão, nesta terça-feira (3/9), a partir das 18h.

Nos dias 9 e 15, a comunidade Fonte Boa recebe a palestra “Olhando para o Hoje: Nossa biodiversidade” e o curso de Educação Ambiental, respectivamente.

Dos dias 9 a 14, o município de Presidente Figueiredo será palco de uma oficina de Educação Ambiental. Enquanto isso, no dia 12 de setembro, a FAS realizará um plantio de mudas amazônicas na comunidade Três Unidos, localizada no Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds) Assy Manana. Já no dia 16 de setembro, a instituição promoverá no município de Iranduba uma oficina de Biodiversidade e Sustentabilidade.

No dia 25, das 9h às 16h, a FAS realizará uma campanha de sensibilização de combate às queimadas, na comunidade Ubim, localizada na Reserva Extrativista (RESEX) do Rio Gregório, na bacia hidrográfica do Juruá. A programação se encerra no dia 28, às 19h30, quando o filme “Rio” será exibido na comunidade do Punã, no Nieds Assy Manana, entre os municípios de Tefé e Uarini, no interior do Amazonas.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.