O Porto de Manaus divulgou, nesta segunda-feira (2), que o Rio Negro em Manaus chegou ao nível de 19,53 metros.
Há um ano atrás, neste mesmo período, o Rio Negro registrava a marca de 23,42 metros. A diferença entre os dois anos é de 3,89 metros.
A estiagem do Rio Negro ganhou mais força neste mês de setembro, quando comparamos com as descidas diárias do último mês. No dia 1º de agosto, o rio desceu nove centímetros, e no segundo dia, 10 cm. Já no dia 1º de setembro, o rio vazou 24 centímetros, e hoje, mais 25 cm.
Situação de emergência
Na última quarta-feira (28), durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Estiagem, o governador Wilson Lima anunciou uma série de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise de queimadas e estiagem que afeta o Amazonas.
O governo decretou Situação de Emergência e Situação de Emergência em Saúde Pública para todos os 62 municípios do estado, além de antecipar a contratação de 85 brigadistas que iniciarão suas atividades a partir de 2 de setembro.
“A contratação antecipada desses brigadistas é uma medida urgente para lidar com a crise atual. Eles serão enviados para áreas críticas como Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre, onde sua experiência local será crucial para o combate aos incêndios”, explicou o governador.
O investimento de R$ 1 milhão para os brigadistas foi feito com recursos estaduais e será reembolsado pelo Programa Floresta em Pé, do Banco Alemão KFW, sob coordenação da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
Os brigadistas receberão bolsa-auxílio por 10 meses e trabalharão em colaboração com prefeituras e o Corpo de Bombeiros. Em outubro, está prevista a contratação de mais 68 brigadistas para fortalecer a atuação em outros municípios.