Nesta quarta-feira (28), Manaus amanheceu novamente sob uma densa camada de fumaça, que reduziu significativamente a visibilidade e impactou a qualidade do ar e a saúde pública da cidade.
De acordo com o aplicativo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), alguns bairros apresentam uma qualidade do ar considerada “muito ruim”, enquanto outros têm uma qualidade do ar “ruim” nesta quarta-feira.
A fumaça é oriunda dos focos de queimadas na região amazônica, intensificados pela estação seca. Especialistas alertam que, além dos danos ambientais, a fumaça pode causar problemas respiratórios, especialmente em pessoas com condições pré-existentes e em crianças.
Combate às queimadas
O Corpo de Bombeiros informou que está atuando desde junho no sul do Estado, por meio da Operação Aceiro. Na manhã desta segunda-feira (27) mais 200 militares foram enviados para se juntar a força tarefa de combate aos incêndios
Além disso, o governo do estado informou que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também têm trabalhado no combate às queimadas na região.