terça-feira, 23, julho, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo

Prefeitura de Manaus lançou, neste domingo, 16/6, a terceira edição do evento de turismo esportivo e de aventura “Manaus Adventure 2024”. O lançamento aconteceu no píer turístico Manaus 355, situado no mirante Lúcia Almeida, no início da avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul da capital amazonense.

Presente no evento, o prefeito David Almeida disse que o “Manaus Adventure 2024” promete ser a maior competição de turismo esportivo e de aventura da região Norte, se consolidando como uma celebração entre natureza e competição. Na ocasião, ele destacou a importância da escolha do píer turístico Manaus 355 para a realização do lançamento do evento.

“A primeira etapa é essa aqui, e vocês estão fazendo parte dela: atrair a população para o centro. Manaus foi concebida de costas para o rio e nós não tínhamos um lugar tão aprazível quanto este”, destacou o chefe do Executivo municipal.

Na avaliação do diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, a relevância do “Manaus Adventure” está no fato de ser um evento inédito e crucial para inserir a cidade no mapa do turismo esportivo e de aventura.

“Este ano, por determinação do prefeito David Almeida, este evento abrange quatro modalidades esportivas em Manaus, incluindo a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de SUP e o Desafio Internacional de Natação com atletas locais e olímpicos. Novidades como os esportes radicais complementam a programação, ao lado da pesca esportiva e atividades de aventura ao ar livre. O Manaus Adventure, de 20 a 22 de setembro, não só promove o esporte, mas também projeta nossa cidade no turismo internacional. Com lançamento antecipado, garantimos a participação de atletas de todo o mundo, reforçando nossa presença no calendário esportivo global”, celebrou Lobato.

A programação do lançamento incluiu a apresentação do grupo Kaiçú, que proporcionou um momento especial, com a performance de um ritual indígena, utilizando flautas e cânticos das etnias Dessana, Tukano e Tuyuka. Para finalizar, ao pôr do sol às margens do rio Negro, Lico Magalhães e a banda Beiradão animaram o público com uma mistura de vários gêneros, incluindo guitarrada, carimbó, brega e elementos da música tradicional amazônica.

Competições na Amazônia

Programado para os dias 20, 21 e 22 de setembro, o evento abrange uma diversidade de atividades, incluindo pesca esportiva em categorias individuais e por equipes, um desafio internacional de natação em águas abertas, uma competição de Stand Up Paddle (SUP) do Brasil e uma série de atividades de aventura que refletem a rica herança indígena da Amazônia.

A competição de pesca esportiva atrairá 350 competidores de diversas partes do mundo, incluindo atletas representando Brasil, Argentina, França, Bolívia, Paraguai e 11 Estados brasileiros. A corrida de obstáculos de cinco quilômetros do esporte de aventura deve reunir 500 participantes, desafiando-os com mais de 30 obstáculos inspirados na cultura indígena, como tiro com arco, lançamento de arpão e outras habilidades tradicionais.

Destacados atletas nacionais e internacionais, como Allan do Carmo, Mafê Costa, AyeletCarolina Battaglia (Paraguai), Diogo Santos Cardoso e Mariana Amaral Mendes (Portugal), irão competir na prova de natação em águas abertas, realizada no rio Negro. O evento não só promete ser uma competição de classe mundial, mas também uma oportunidade única para colocar Manaus no cenário global do turismo esportivo.

Entidades integradas

Os representantes de classe envolvidos no “Manaus Adventure 2024” desempenham um papel decisivo na organização das modalidades do evento, em colaboração com a Prefeitura de Manaus. Pierre Gadelha, coordenador do Troféu Cidade de Manaus e Desafio Internacional de Manaus (Manauscult), vai liderar a organização das competições de natação que destacam a cidade como um destino de turismo esportivo.

Pablo Casado, presidente da Federação de Stand Up Paddle do Amazonas (Fesupam), supervisionará a participação e organização das modalidades de Stand Up Paddle e outras práticas aquáticas. Rogério Bessa, vice-presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), vai contribuir para a estruturação dos torneios de pesca esportiva, promovendo práticas sustentáveis dentro da competição.

Pedro Luniere, proprietário da Ecoforest Adventure, será responsável por coordenar as atividades de esportes de aventura e educação ambiental, garantindo experiências enriquecedoras e seguras para todos os participantes. Juntos, esses líderes vão garantir que o Manaus Adventure ofereça uma programação diversificada e bem-organizada, promovendo tanto o esporte quanto a preservação ambiental na região.