A disputa pela vaga na chapa de David Almeida (Avante) continua, no último dia de desincompatibilização, três secretários, que vinham sendo apontados como principais nomes para ocupar o cargo de vice-prefeito, foram exonerados das funções, a informação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de quinta-feira (6), divulgado nesta sexta (7).
Os secretários exonerados são:
- Renato Júnior, que deixou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf),
- Shádia Fraxe, que deixou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),
- William Dias, que era da Casa Militar.
Com a exoneração, todos estão aptos a concorrer a vaga de vice-prefeito de David. O secretário de Habitação, Jesus Alves (MDB), que também foi apontado como possível escolha de David para vice, foi mantido no cargo, dessa forma o mesmo está impedido de se candidatar, já que a desincompatibilização devia ocorrer até quinta.
Entre os secretários exonerados, o favorito do prefeito para a disputa é Renato Júnior, que foi secretário de Feiras e Mercados e desde 2022 passou a ocupar a Seminf.
David Almeida revelou que o nome do vice deverá ser divulgado oficialmente no dia 31 de julho.
Desincompatibilização e afastamento
Para quem ocupa um cargo público ou afins e quer se candidatar a um cargo eletivo, é importante conhecer os prazos para se afastar ou desincompatibilizar do seu cargo ou função atual. Esses prazos são baseados em leis e decisões anteriores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).