terça-feira, 25, junho, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Líder do Governo Felipe Souza participa da assinatura de pré-contrato para implementar propostas de REDD+ nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável

Nesta quarta-feira (5/6), o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), esteve na sede do governo para participar da assinatura do pré-contrato que dará início às consultas públicas de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) + nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro e do Juma.

Habilitadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), essas iniciativas seguem o conceito adotado pela Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). O mecanismo remunera aqueles que preservam suas florestas em pé, evitando o desmatamento e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa associadas à degradação florestal.

Felipe Souza é um grande apoiador e defensor da Amazônia como um todo. Ele destaca que o esforço do governador do Estado, Wilson Lima, tem sido fundamental para manter a floresta Amazônica em pé, pois é um trabalho de muitos anos que, graças à gestão atual, está se tornando realidade. Esses recursos beneficiarão diretamente as comunidades do interior do Estado. Os recursos do Fundo estarão disponíveis para financiar atividades econômicas de baixo impacto, incentivando cadeias produtivas, inovação, e o financiamento de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), como o Programa Guardiões da Floresta, entre outros investimentos.

“Isso é um sonho de mais de 20 anos que agora está saindo do papel. Esse assunto tem sido discutido e trabalhado com muita responsabilidade pelo governador Wilson Lima. O Estado receber crédito de carbono é uma grande conquista para o Amazonas, são aproximadamente mais de R$ 3 bilhões de crédito de carbono nesta fase inicial após a assinatura do pré-contrato”, enfatizou Felipe Souza.

Na ocasião, o governador Wilson Lima realizou a entrega de sensores de monitoramento da qualidade do ar, que serão instalados inicialmente em municípios estratégicos do Amazonas para verificar a poluição atmosférica dessas áreas.