terça-feira, 25, junho, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza segunda edição do Seminário Segurança Inovadora

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebe, na quinta (23/5) e na sexta-feira (24/5), a partir das 8h, no auditório Belarmino Lins, a segunda edição do seminário Segurança Inovadora, que terá como tema “Segurança e Proteção da Amazônia: Desafios e Boas Práticas Inovadoras”. A iniciativa permitirá a troca de experiências entre os profissionais da área de segurança e governança pública.

“Mais uma vez esta Casa se abre para discutir sobre um tema fundamental para a Amazônia. Nossas áreas de fronteiras são cobiçadas, nossas dimensões são continentais e todas as iniciativas que visam fomentar a maior proteção da nossa região são bem-vindas”, declarou o presidente do Parlamento Estadual, deputado Roberto Cidade (UB).

No decorrer do evento, realizado pela Comissão de Segurança Pública do Poder Legislativo Estadual, presidida pelo deputado Comandante Dan (Podemos), com apoio da Mesa Diretora da Aleam, o público terá a oportunidade de se atualizar sobre as tendências e inovações no campo da segurança, por meio de palestras ministradas por especialistas renomados, originários de diversos estados do Brasil.

“A primeira edição do Seminário, ocorrida em agosto de 2023, foi um sucesso e rendeu várias ações práticas, como a ida da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça à Tabatinga, para ouvir os prefeitos do Alto Solimões. Agora abordaremos experiências que sejam factíveis de implantação na Amazônia e, em especial, no Amazonas”, afirmou o deputado Comandante Dan.

Os dois dias de programação terão palestras e painéis, apresentados por diversos profissionais da segurança pública brasileira, como o Ministério coordenador do setor de Segurança Pública e territórios do Laboratório Arq.Futuro de Cidades, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Ricardo Balestreri, e o diretor da Polícia Federal da Amazônia e Meio Ambiente, Humberto Freire de Barros.

O público-alvo do Seminário Segurança Inovadora são profissionais que atuam nos diferentes segmentos da segurança, justiça e defesa social, bem como estudantes de áreas afins.

As inscrições são gratuitas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/2-seminario-de-seguranca-inovadora-seguranca-e-protecao-da-amazonia-desafios-e-boas-praticas/2450256

Paletrantes:

Professor Ricardo Balestreri (PA)

Coordenador do setor de Segurança Pública e Territórios do Laboratório Arq. Futuro de Cidades, do Insper. Professor e historiador, foi secretário nacional de Segurança Pública e modernizou a Força Nacional.

Criou a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), que ao longo dos anos qualificou dezenas de milhares de policiais.

Balestreri também ocupou o cargo de secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás.

Humberto Freire de Barros

Delegado de Polícia Federal desde 2003, atual Diretor da Amazônia e Meio Ambiente, é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco.

Ingressou nos quadros da Polícia Federal em janeiro de 2003, como agente de Polícia Federal.

Coronel PM Jailson Aurélio Franzen – Chefe do Estado Maior da PMSC

Ingressou nas fileiras da corporação em 30 de abril de 1993, concluindo o Curso de Formação de Oficiais em 29 de novembro de 1996, quando foi declarado aspirante à oficial. Ascendeu ao posto atual em 11 de agosto de 2022.

Coronel PM Marcos Vinícius Oliveira de Almeida – Secretário estadual de Segurança Pública do Amazonas

É bacharel em Ciências de Defesa Social e Cidadania pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará, é especialista em Inteligência de Estado e de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais em parceira com o Centro Universitário Newton Paiva.