Na manhã desta segunda-feira (18/03), comandantes e diretores da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) participaram de uma reunião de alinhamento estratégico voltada à segurança do 57º Festival de Parintins. O evento está programado para ocorrer nos dias 28, 29 e 30 de junho, na ilha Tupinambarana, situada a 369 quilômetros de Manaus.
Segundo o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, mais de 500 policiais militares serão mobilizados para garantir a tranquilidade e a ordem pública durante os dias de festividade.
“O objetivo principal é manter a qualidade das ações que foram amplamente elogiadas no ano anterior, reforçando o compromisso da polícia com a segurança dos cidadãos e dos visitantes”, ressaltou o coronel Balbi.
Durante a reunião, o subcomandante-geral e outros líderes de unidades especializadas enfatizaram a importância da integração entre as Forças de Segurança Pública, bem como o apoio de órgãos municipais e estaduais, para o sucesso da operação durante o evento.
No ano passado, a corporação recebeu elogios da Controladoria Geral do Estado, que realizou uma pesquisa com os serviços públicos estaduais presentes em Parintins.
“Garantiremos a segurança da população e estamos empenhados em aprimorar ainda mais o serviço que prestamos durante o festival. Já estamos dando continuidade ao nosso planejamento operacional. Vamos utilizar um efetivo de aproximadamente 550 policiais militares que atuarão nas diversas modalidades de policiamento na cidade de Parintins”, enfatizou o coronel Balbi.
Preparativos Operacionais
Na última semana de fevereiro, o Chefe do Estado-Maior Geral (Chemg) da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo, visitou o município de Parintins para iniciar os procedimentos operacionais de segurança, incluindo estudo, planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades em que a corporação será empregada.
Durante a visita, foram verificadas as instalações do 11° Batalhão de Polícia Militar (BPM), as seções administrativas, e o canil Tupinambarana, onde houve uma breve apresentação sobre faro de narcóticos, guarda e proteção.