quarta-feira, 17, julho, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Desafio Liga Jovem vai promover uma trilha de capacitação com atividades presenciais e on-line

Iniciativa do Sebrae, executada por meio do Instituto Ideias de Futuro, chega à segunda edição com três grandes novidades: poderão participar alunos dos ensinos médio e fundamental e de cursos profissionalizantes e ensino superior. Além disso, haverá etapas estaduais e regionais e os alunos serão premiados em todas elas.

Considerado uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil, o Desafio Liga Jovem foi lançado nesta terça-feira (19), e já está com inscrições abertas. A segunda edição do Desafio, realizada pelo Sebrae e o Instituto Ideias de Futuro, vai contemplar projetos de jovens do Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Superior interessados em desenvolver competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança, entre outras habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ao longo de todo o ano, o Desafio Liga Jovem vai promover uma trilha de capacitação com atividades presenciais e on-line, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria aliadas a conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia.

A ideia é que essa formação apoie a criação de soluções para problemas enfrentados por escolas e/ou comunidades, onde os estudantes estão inseridos, envolvendo tecnologia analógica e digital, como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais, plataformas ou outras tecnologias.

Ao final do processo, todos os participantes vão receber um certificado de conclusão do curso. Além disso, os melhores projetos serão premiados com entrega de smartphones, notebooks, tablets e vouchers de compra, além de participação em missões técnicas nacionais e internacionais.

Na primeira edição, o Desafio Liga Jovem teve a participação de 1.239 equipes inscritas compostas por mais de 5 mil estudantes, com representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Este ano, a iniciativa ampliou o escopo de categorias abrangidas, incorporando educação profissional e a superior.

Os interessados devem se reunir em equipes formadas por dois a cinco integrantes, sempre com o apoio de um professor orientador, e preencher o formulário eletrônico disponível no site do Desafio Liga Jovem. Eles deverão indicar em qual categoria irão participar: ensino fundamental, médio, profissional ou superior, dependendo da etapa escolar que estão cursando.

Após etapas seletivas, as seis melhores equipes por categoria (4 no total), em cada unidade da Federação, disputarão a etapa estadual. Os vencedores (quatro equipes de cada categoria) seguirão para a etapa regional, de onde sairão as 20 equipes que concorrerão na etapa nacional, a ser realizada em formato presencial no fim de 2024. Sairá um vencedor nacional de cada categoria.

Para o presidente do Sebrae, Décio, o objetivo do Desafio é promover o desenvolvimento de competências empreendedoras.

“O conhecimento é essencial para o empreendedorismo ser desenvolvido em bases sólidas. Hoje, empreender é sinônimo de oportunidade e geração de empregos. Esta iniciativa permite que os estudantes tenham condições de pensar no empreendedorismo como uma possibilidade real. Sabe-se que hoje em dia a tendência é gerar negócios e não a realidade do emprego tradicional, como já foi um dia”,disse o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

Já a fundadora do Instituto Ideias de Futuro Jaciara Cruz aponta que “a iniciativa é uma oportunidade para o jovem desenvolver uma experiência profissional e de desenvolvimento de projetos sem barreiras, sem conhecimento prévio de tecnologia, empreendedorismo e sem processo seletivo. Pelo contrário, é uma experiência que ajuda o estudante a superar essas barreiras, na entrada ou na evolução no mercado de trabalho. A ampliação para estudantes do tecnólogo e superior e a criação de 4 categorias distintas (Fundamental, Médio, Técnico, Tecnólogo/Superior reafirmam que essa é uma demanda latente da sociedade”.

As inscrições para o Desafio Liga Jovem 2024 podem ser feitas por aqui. Os interessados terão até o dia 7 de junho para organizar as equipes e preencher os formulários de participação. A etapa final está prevista para o final do ano e a missão internacional para os vencedores será realizada no primeiro semestre do próximo ano.

*Com informações da assessoria