domingo, 14, abril, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura atendem em novos locais nas zonas Leste e Oeste

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus, que ofertam serviços e procedimentos da atenção básica a usuárias das áreas mais carentes de assistência, passam a atender em novos endereços nas zonas Leste e Oeste, a partir da quinta-feira, 15/2. O serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dispõe de três estruturas itinerantes, com atendimento exclusivo para a população feminina, abrangendo também a zona Norte.

A estrutura móvel que atende a zona Oeste será posicionada na rua Linária, ao lado da escola municipal Irmã Serafina Cinque, no bairro Tarumã. Os atendimentos começam na quinta-feira, 15/2, no novo endereço, onde prosseguem até o dia 1º de março.

Após deslocamento, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona Leste passará a atender as moradoras do bairro Grande Vitória, com base na rua Alenquer, na comunidade das Pedras, a partir da quinta-feira, 15/2. A previsão de funcionamento no local é até o dia 23 de fevereiro.

A unidade móvel que atende as usuárias da zona Norte, por sua vez, mantém o funcionamento em sua localidade atual, na rua Vitória-Régia, nº 67, no bairro Santa Etelvina, próximo ao 26º Distrito Integrado de Polícia (DIP). A estrutura deverá permanecer no endereço também até o dia 23 de fevereiro.

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher compõem estratégia da Semsa para reforço da cobertura da atenção primária nas áreas de maior demanda e vazios assistenciais nas zonas Norte, Leste e Oeste. Além de equipamentos, as três estruturas dispõem de equipes preparadas para a oferta de procedimentos e serviços da assistência básica, com ênfase no pré-natal e no rastreio do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

A carteira de serviços oferecidos às usuárias inclui consultas médicas e de enfermagem, mamografia, ultrassonografia, atendimento pré-natal, planejamento reprodutivo, coleta e exame preventivo, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e dispensação de medicamentos.

As estruturas funcionam de segunda a sexta-feira, em dias úteis, sempre das 7h às 17h. O agendamento de serviços de saúde é feito nas próprias unidades, mediante apresentação do documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).