quarta-feira, 21, fevereiro, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Lei de autoria da deputada Débora Menezes incentiva a prática de corridas de rua no Amazonas

A deputada Débora Menezes (PL) é autora da Lei nº 6.438/2023, que tem como objetivo incentivar a prática de corridas de rua no Amazonas. A lei visa divulgar e promover a modalidade esportiva, além de prover estrutura adequada para garantir a segurança dos praticantes.

A nova lei estadual visa divulgar a prática da corrida de rua, tanto para atletas profissionais quanto para amadores, providenciando a devida estrutura para garantir a segurança dos praticantes. Além disso, a legislação busca obter financiamentos e parcerias entre a administração pública estadual, órgãos públicos federais e também com entidades do setor privado, com o intuito de promover as corridas de rua como modalidade esportiva, mapear as demandas do setor e implementar mecanismos de incentivo à prática no Amazonas.

Conforme a parlamentar, a corrida de rua é uma modalidade esportiva cada vez mais popular. Democrática, a prática esportiva não exige equipamentos especiais ou locais específicos, o que torna acessível a pessoas de todas as idades. Além disso, a atividade proporciona diversos benefícios à saúde, como:  redução de peso corporal; melhora do nível de colesterol; aumento da capacidade cardiorrespiratória; redução dos riscos de infarto e aumento da massa muscular.

“A prática de corrida de rua é uma modalidade esportiva de alta importância e com um custo social muito bem dimensionado. Além de trazer benefícios à saúde, como redução de peso corporal e melhoria da capacidade cardiorrespiratória, a modalidade esportiva é democrática. Com a aprovação desta lei, estamos reforçando o compromisso com a promoção da qualidade de vida da população amazonense”, destacou a parlamentar.

Outro ponto importante da lei é a implementação de mecanismos de incentivo à prática de corridas de rua, que poderão ser definidos com regulamentos específicos. Esses mecanismos visam estimular a participação do cidadão amazonense, na prática do esporte, seja por meio de incentivos financeiros, realização de eventos ou criação de programas que envolvam capacitação profissional.

A parlamentar, que preside a Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ressalta a importância da corrida de rua como atividade física que vai muito além dos benefícios para a saúde. A deputada reitera que a proposta tem como uma das metas, retirar as pessoas do sedentarismo, tornando a prática esportiva um fator de contribuição para a integração social, especialmente através da formação de grupos de corrida.

“Em Manaus, diversos grupos se formaram com o objetivo de correr coletivamente. Essas equipes não apenas motivam uns aos outros a se exercitar regularmente, mas também proporcionam o fortalecimento de laços sociais entre os participantes. A corrida de rua se torna, assim, uma atividade coletiva que une pessoas com um interesse comum”, avalia a autora da lei.

Estímulo

Além das corridas em grupo, os praticantes também se unem para participar de provas de maratona ou meia-maratona em outras cidades e países. Essas competições são um estímulo a mais aos corredores. A participação em eventos desse tipo também proporciona experiência enriquecedora, com oportunidades de conhecer novos lugares e culturas.

A modalidade de corrida de rua, popular no Amazonas, ganha um impulso significativo com a legislação, promovendo benefícios à saúde e estimulando a participação ativa da sociedade amazonense.

A parlamentar ressalta que, por meio da prática do esporte, as pessoas podem melhorar a qualidade de vida, seja ao adquirir hábitos saudáveis, ao integrar-se socialmente e formar laços de amizade duradouros.