quarta-feira, 21, fevereiro, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Vacinômetro da prefeitura facilita acesso a dados da imunização contra Covid-19 com novo layout

Com o objetivo de facilitar o acesso do público às informações sobre a vacinação contra a Covid-19 na capital, a Prefeitura de Manaus implementou uma atualização do Vacinômetro. O serviço on-line da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que reúne números de doses aplicadas em tempo real desde o início da campanha, há três anos, ganhou novo layout para simplificar e agilizar a pesquisa e apresentação dos dados aos usuários.

No novo layout, já em funcionamento, o Vacinômetro traz uma caixa de seleção, na qual o usuário pode escolher o tipo de dose para consulta. Ao selecionar um tipo na lista, automaticamente a página é atualizada para mostrar os percentuais de pessoas que já receberam aquela dose, dentre a população geral estimada e a população vacinável (com idade a partir de 6 meses), além dos totais por categorias e faixas etárias.

O diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Semsa, Saymon Erickson, ressalta o ganho em rapidez e facilidade na operação da ferramenta. “Se a pessoa quiser ver, por exemplo, o total de aplicações para uma dose e faixa etária específicas, basta buscar e selecionar na lista que o Vacinômetro é recarregado para exibir os quantitativos referentes à dose buscada”, aponta.

A mudança, segundo Saymon, também deverá tornar mais fáceis as futuras atualizações requeridas quando da inclusão de novos tipos de doses. Antes, ele relata, todos os tipos eram exibidos já na tela inicial do Vacinômetro e o surgimento de novas doses exigia a remodelação do layout, tarefa mais complexa e que requer tempo para concepção, avaliação e aprovação.

“Agora, se o Ministério da Saúde lançar uma nova dose, ela será incluída na lista de seleção já presente no layout, e os dados estarão disponíveis mais rapidamente para os cidadãos que buscam os dados da imunização contra a Covid-19 em Manaus”, explica ele, pontuando que Vacinômetro é bastante utilizado por órgãos de controle, veículos de comunicação e profissionais e acadêmicos da área de saúde.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, assinala que o Vacinômetro reflete as mudanças e novidades trazidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), e enfatiza o papel do recurso como ferramenta de gestão da imunização na capital.

“Ele é importante, porque nos permite acompanhar o que está sendo aplicado em tempo real e podemos intervir promovendo ações em certos locais ou para faixas etárias específicas, quando necessário”, disse.

Acesso e transparência

Desenvolvido e implementado pelas equipes de TI da Semsa Manaus, o Vacinômetro traz quantitativos de doses aplicadas desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Manaus. O serviço foi disponibilizado para acesso on-line em março de 2021, dois meses após o começo da imunização na capital.

Desde lá, o serviço recebeu atualizações e novos recursos, segundo as mudanças nas estratégias de imunização e a necessidade de transparência na divulgação dos dados de doses aplicadas. Entre as mudanças, conforme Saymon, está a inclusão de totais por categoria e faixa etária, e de dados percentuais.

“Com essas e outras mudanças, o município pôde atender sugestões de organizações voltadas à transparência pública e ter uma melhor avaliação nessa área”, conclui.

Números

O Vacinômetro da Semsa registrou, até as 15h desta quinta-feira, 18/1, a aplicação de 5.634.121 doses de vacinas contra a Covid-19 em Manaus.

Conforme o painel on-line, 1.997.250 pessoas já receberam a 1ª dose do imunizante, correspondendo a 90,53% da população vacinável na capital, estimada em 2.206.264 pessoas.

Para consultar os dados da vacinação no município, basta acessar o serviço on-line, no endereço https://vacinometro.manaus.am.gov.br/.