quarta-feira, 21, fevereiro, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

VÍDEO: Onças são flagradas na estrada do Jamanã, em Itacoatiara-AM

Um vídeo divulgado nas redes sociais na manhã desta quinta-feira , 11, mostra o exato momento em que duas onças, sendo uma “Pintada” e a outra “Preta”, foram avistadas por pessoas que transitavam pela estrada do Jamanã, localizada na zona Rural do município de Itacoatiara, interior do Amazonas.

No vídeo é possível ver os animais atravessando tranquilamente a via e logo em seguida entraram na área de mata. 

VÍDEO:

Onça-Pintada está em Extinção

No Brasil, a onça-pintada é um animal que vive em diversos biomas: Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. No Pampa ela já foi extinta.

Dentre todas, na Mata Atlântica e na Caatinga a espécie está ameaçada de extinção. Pesquisas apontam que o Pantanal possui cerca de 20 mil onças-pintadas, local de maior densidade desse animal no mundo.

Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), no Brasil essa espécie é considerada “vulnerável”.

E, segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), ela pertence à categoria “quase ameaçada” de extinção.

Sua pele é usada para produção de adornos e de objetos: tapetes, sapatos, bolsas, casacos, etc.

Assim, a caça ilegal, o aumento do desmatamento e das queimadas de diversas regiões tem diminuído consideravelmente seu habitat natural.

Além de ser caçada para utilizarem sua pele (que possui grande valor no mercado mundial), os criadores de gado têm matado muito as onças-pintadas, uma vez que elas são grandes ameaças para os rebanhos.

Note que matar esses animais é considerado um crime ambiental na maior parte dos países em que ela habita.

Outro fator a se considerar é o aumento do contrabando de espécies e a poluição do solo e dos rios.

Além dela, outros animais em extinção no Brasil são: mico-leão-dourado, a arara azul, a ariranha, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, dentre outros.