O Santos aceitou a proposta do Benfica pelo atacante Marcos Leonardo. Segundo informações do jornalista Fabrizio Romano e apurações do Lance!, o clube português adquirirá 70% dos direitos econômicos do atleta, pagando um total de 18 milhões de euros (R$ 96,3 milhões na cotação atual) de forma parcelada e com garantias bancárias.
Marcos também chegou a ser sondado por clubes da Inglaterra, como Arsenal e Newcastle. Porém, não houve proposta por parte da dupla, o que inviabilizou possíveis vendas à Premier League. Internamente, houve uma expectativa de receber 23 milhões de euros em negociações, mas o valor não foi atingido.
Em 2023, a Roma chegou a fazer proposta pelo centroavante e ofereceu os mesmos 18 milhões de euros, mas o Santos recusou por estar no meio de temporada no Brasil. Na ocasião, a diretoria assinou um termo de compromisso juntos aos representantes de Marcos Leonardo por uma venda em caso de propostas do mesmo valor.
Com a camisa do Santos, o jogador atuou em 168 jogos, com 54 gols e 11 assistências. No último ano, foram 49 partidas, 21 tentos e quatro passes para gols, fazendo parte da campanha que rebaixou o Peixe para a Série B do Brasileirão.
Em Portugal, Marcos Leonardo será companheiro dos também brasileiros Morato, Arthur Cabral e David Neres. Os Encarnados foram eliminados da Champions League ainda na fase de grupos, mas ainda têm compromissos pela Europa League e seguem na caça ao líder Sporting na Liga Portugal.