segunda-feira, 26, fevereiro, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Zona Leste de Manaus ganha posto de atendimento do Idam após articulação de Sinésio Campos

Na quinta-feira (28), ocorreu a inauguração de uma unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), no bairro São José Operário, zona Leste de Manaus. Com o novo local para atendimento, chega a 75 o número de unidades do órgão em todos os 62 municípios do estado.

A criação de um posto para atender os produtores rurais da zona Leste de Manaus foi uma solicitação do deputado estadual Sinésio Campos (PT). O parlamentar articulou um acordo entre Governo do Amazonas e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) para que algumas salas do campus da Zona Leste do IFAM pudessem ser utilizadas pelo órgão de assistência rural para atender a população.

“Antes de existir esse escritório, o produtor rural da zona Leste era obrigado a se deslocar até a barreira da BR-174 em busca de assistência técnica. Agora, mais de 6 mil agricultores familiares vão poder buscar atendimento mais próximo de suas propriedades, beneficiando aproximadamente 15 comunidades rurais do entorno. Essa é uma importante conquista para os moradores da Zona Leste de Manaus”, afirmou o parlamentar.

De acordo com Silvia Serra Rodrigues, representante dos produtores rurais da comunidade do Brasileirinho, o novo local vai permitir o acesso facilitado à política pública de assistência rural.

“Quero agradecer essa benção que é o escritório do Idam mais próximo de nós. A base antiga fica lá na entrada da BR-174, lá na barreira. Agora não, agora está na porta de casa, onde vai abranger os ribeirinhos e comunidades adjacentes como Puraquequara, Brasileirinho e Ipiranga, então só temos a agradecer”, destacou a agricultora.

Com a proposta de oferecer serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural relacionados ao setor primário, a unidade do Idam da zona Leste terá atendimento prioritário às famílias de 15 comunidades de associações de produtores rurais das comunidades do Puraquequara, Ipiranga, Val Paraíso, Brasileirinho, Uberê Brasileirinho e Rio Amazonas.

Também serão disponibilizados serviços voltados à documentação, como Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), informações sobre políticas públicas voltadas ao setor primário e elaboração de projetos de crédito.

A unidade local do Idam na zona Leste de Manaus está localizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), na avenida Cosme Ferreira, 8045, São José Operário (acesso pela portaria da rua dos Açaizeiros).