terça-feira, 18, junho, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Wilson Lima inaugura unidade do Idam na Zona Leste de Manaus

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (28, mais uma unidade local (UnLoc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), desta vez no bairro São José Operário, Zona Leste de Manaus. Com essa, chega a 75 o número de unidades do órgão em todos os 62 municípios do estado.

A unidade local do Idam na zona leste de Manaus está localizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), campus Manaus Zona Leste, na avenida Cosme Ferreira, 8045, São José Operário (acesso pela portaria da rua dos Açaizeiros).

Com o novo ponto de atendimento do instituto, os produtores das áreas rurais do entorno da zona leste de Manaus estarão ainda mais bem assistidos e não precisarão se deslocar para a zona norte, onde há outra unidade do Idam, próxima da barreira de fiscalização estadual, no entroncamento da BR-174 e AM-010. Segundo Wilson Lima, o objetivo é expandir o alcance do Idam e fortalecer o setor primário, contribuindo para a geração de emprego e renda.

“A gente tem tido uma preocupação muito grande com essas ações voltadas ao setor primário. No início de dezembro nós convocamos 45 aprovados no concurso do Idam para dar o suporte necessário, porque um dos fatores decisivos nesse processo do setor primário é a questão da assistência técnica. Então, isso aqui tem um papel fundamental para garantir maior produtividade para o produtor, garantir uma segurança de que ele vai plantar e de que ele vai colher e vai ter um produto de qualidade“, destacou Wilson Lima.

Com a proposta de oferecer serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) relacionados ao setor primário, a unidade do Idam da zona leste terá atendimento voltado, prioritariamente, a mais de mil famílias de 15 comunidades de associações de produtores rurais das comunidades do Puraquequara, Ipiranga, Val Paraíso, Brasileirinho, Uberê Brasileirinho e Rio Amazonas.

“Para nós vai melhorar bastante por conta do distanciamento. Antes, nós tínhamos que sair do Puraquequara para a unidade da barreira. Nós agradecemos muito pelo governador ter olhado para nós, os produtores da zona leste”, disse Francisca Nobre, que é produtora rural de cheiro verde e pitaya e mora no Puraquequara.

No local, serão disponibilizados serviços voltados à documentação, como Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), informações sobre políticas públicas voltadas ao setor primário e elaboração de projetos de crédito, entre outros.

“É uma alegria inaugurar uma unidade na zona leste, onde existe uma demanda maior dos produtores e agricultores dessa região. O governador Wilson Lima é o governador que mais investe no setor primário, então essa estrutura irá gerar muito mais oportunidade e proximidade no atendimento ao produtor”, comentou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Também estiveram no evento os deputados estaduais Roberto Cidade, que preside a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam); Adjuto Afonso; Sinésio Campos; Rozenha; o reitor do Ifam, professor Jaime Cavalcante; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço; a superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Luiza Moura; além de representantes de outros órgãos como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Balanço

Em 2023, as capacitações foram ofertadas para mais de 45,2 mil trabalhadores do setor primário. Além disso, o instituto emitiu 3,1 mil Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF), documento que possibilita o acesso do produtor a políticas públicas; e renovou mais de 22,2 mil Cartões do Produtor Primário (CPP).

Foram aprovados por instituições financeiras – Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Banco da Amazônia e Banco do Brasil – 1,3 mil projetos de solicitação de crédito elaborados pelo Idam. Projetos que representam R$ 24,9 milhões em crédito rural voltado a culturas como pesca artesanal, mandioca, avicultura, açaí, piscicultura, pecuária bovina e bubalina.

O governador reforçou o quadro de servidores do Idam com a convocação, no início deste mês, de 45 aprovados no cadastro reserva do concurso de 2018 do instituto. Desse total, nove apresentaram a documentação necessária e assumem os cargos já nesta quinta. Os convocados têm até o dia 6 de janeiro de 2024 para apresentar a documentação, com prazo de prorrogação de mais 30 dias, a partir da data limite.

Unidades do Idam

Durante a gestão do governador Wilson Lima, desde 2019, foram inauguradas nove unidades do Idam no estado. Desse total, sete são postos avançados e duas são unidades locais (Unlocs).

Os sete postos avançados estão nas comunidades de Lindóia (Itacoatiara), Realidade (Humaitá), Curuquetê (Lábrea), Monte Sinai (Autazes), Sucunduri (Apuí), Caburi (Parintins) e Açuanópolis (Canutama). Já as UnLocs estão localizadas na Vila de Balbina (Presidente Fiqueiredo) e agora na zona leste.

Sobre o Idam

Atualmente, o Idam é uma autarquia, vinculada ao Sistema Sepror – Secretaria de Estado da Produção Rural – e se faz presente em todo o Estado com a finalidade de supervisionar, coordenar e executar atividades de assistência técnica, extensão agropecuária e florestal, no âmbito das políticas e estratégias dos governos Federal e Estadual para os setores agropecuário, florestal, pesqueiro e agroindustrial.

*Com informações da assessoria.