sábado, 20, julho, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

45° Expoagro revelou crescimento no setor de ovinos e caprinos no AM

No último domingo (10/12) foi realizado o campeonato mais aguardado da temporada pelos criadores de ovinos e caprinos do Estado do Amazonas, na 45° Expoagro 2023, localizada na Br-174, no Km 02.

O galpão personalizado da Expoagro/AM ficou super agitado com os desfiles das diversas raças caprinas e ovinas presentes na exposição, entre elas: As caprinas (Sanem, Muciana-Granadina, Aglonubiano e Boer), com aptidões diferentes e duas raças ovinas (Dorper e Santa Inês).

A Benayon Black Dorper P.O conquistou o bicampeonato na categoria Ovinos com 1° lugar macho Dorper, 2° lugar também com macho Dorper e em 3° lugar com uma fêmea Dorper. Tornando-se referência no Estado na criação da raça Dorper.

Segundo o presidente da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Amazonas(Acocam), Vilson Gomes Benayon Filho, esse ano houve um número recorde de animais e de associados presentes na feira, totalizando 14 criadores da Acocam.

Concurso

O concurso reuniu os melhores exemplares de ovinos machos, ovinos fêmeas e caprino fêmea entre todas as raças presentes na Expoagro.

Aberta a inscrição, os animais enfileirados eram apresentados para avaliação do jurado, o médico veterinário Virgílio Cortez.

“Cada raça tem sua característica e funcionalidade, então você julga o padrão de cada raça e vence o animal que mais se encaixar no padrão racial. ” disse.

Crescimento do setor

Sobre o crescimento do setor de ovinos e caprinos no Estado do Amazonas Virgílio Cortez afirma que tem um potencial gigantesco para a economia. “O melhoramento genético de indivíduos superiores agrega muito valor para a qualidade dos animais.” Explicou o médico veterinário.

Segundo o coordenador das provas zootecnicas Emílio Afonso também servidor da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do AM (ADAF) o segmento de ovinos e caprinos vem crescendo principalmente com o que há de melhor com os pequenos criadores que vem tomando gosto e procurando criar animais mais produtivos.

Emílio Afonso também informou que além do concurso de ovinos e caprinos, houve também o concurso de bovinos, torneio leiteiro, de queijos e de doce de leite. “Todo ano os concursos e torneios são um sucesso entre as grandes empresas e os criadores. ” afirmou.

“O sucesso é tamanho que este ano concorremos mundialmente no setor de queijo em Araxá e uma empresa de Parintins ganhou em 1° lugar no queijo de manteiga no mundo” revelou o coordenador das provas técnicas.

Ao final do campeonato todos tiraram fotografias com o troféu, a faixa e ainda vão receber premiação em espécie.