A conselheira Yara Lins tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), na manhã desta sexta-feira (1º), em evento no Teatro Amazonas. A solenidade contou com a presença de autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do Amazonas.
É a segunda vez que Yara Lins Rodrigues dos Santos assume a presidência do TCE-AM. Em 2017, ela foi eleita a primeira mulher a presidir o tribunal.
A eleição deste ano ocorreu no dia 3 de outubro. Além de Yara Lins, os conselheiros Luis Fabian, Josué Cláudio, Mario Mello e Júlio Pinheiro foram empossados para o novo biênio. A nova diretoria vai comandar o TCE-AM nos anos de 2024 e 2025.
Em discurso, Yara agradeceu os votos e desejou sucesso aos colegas eleitos.
“Quero agradecer aos meus colegas e amigos fiéis que trabalharam junto comigo essa vitória. Estou voltando como a mesma pessoa de sempre da primeira gestão, pacificadora para resgatar a fraternidade e seriedade do tribunal. Vamos mostrar para a sociedade o que o tribunal faz para avançar cada vez mais”, disse a nova presidente.
Yara Lins tomou posse como presidente do TCE-AM — Foto: Ana Cláudia Jatahy/TCE-AM
Yara Lins
Formada em Direito e Ciências Contábeis, Yara Lins completa, em 2024, 49 anos de funcionalismo no Tribunal de Contas do Amazonas.
Ingressando como taquígrafa em 1975 por meio de concurso público, Yara passou pelos cargos de auditora adjunta e auditora, antes de ser empossada como conselheira, em 2014.
Como primeira mulher a presidir a Corte de Contas amazonense, a gestão da conselheira no biênio 2018-2019 foi marcada pelo início de um processo de modernização e atualização dos serviços, responsável por consolidar o tribunal como referência na área tecnológica em âmbito nacional.