segunda-feira, 26, fevereiro, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Conferência da Academia Stem/UEA apresenta resultados de 45 projetos à sociedade

Com o tema “Ciência, tecnologia e sustentabilidade”, iniciou, nesta quarta-feira (22/11), o 3rd Amazon Stem Academy Conference – (Asac 23) – 3ª Conferência do Projeto Academia Stem, com a apresentação de resultados de 45 trabalhos na área das engenharias.

Os projetos envolvem trabalhos realizados por 176 alunos da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), nas áreas ambiental, tecnológica e educacional. A programação ocorre até a próxima sexta-feira (24/11), das 9h às 17h30, no prédio do Stem Lab, na EST/UEA, localizada na Avenida Darcy Vargas, 1.200, Chapada. 

A abertura contou com a presença do secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Jeibi Medeiros da Costa, que deu ênfase para o Asac 2023 como oportunidade de apresentar resultados para a sociedade.

A reitora em exercício da UEA, Kátia Couceiro, também participou, destacando a importância do projeto para o desenvolvimento na formação dos futuros engenheiros do Amazonas.

Para o diretor da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Jucimar Silva Jr., o projeto Academia Stem é colaboração. “Para os alunos serem formados, há todo um conjunto de pessoas trabalhando em prol de diminuirmos retenção e evasão de alunos. O Stem é um sucesso por conta das pessoas. Ao olhar para trás, os alunos vão ver o quanto o projeto fez a diferença na vida dos alunos”, declarou o diretor e coordenador-geral do Academia Stem.

O coordenador do Pilar Permanência da Academia Stem, Francis Wagner Correia, destacou que a Academia Stem tem um papel fundamental e vem mudando a realidade dos alunos da área de Engenharias da UEA. “Os alunos, em decorrência do trabalho da Academia Stem, estão comprometidos, engajados e conectados com o mercado de trabalho. É uma grande vitória celebrar isso nesta conferência. O ponto alto deste evento é a oportunidade de os alunos apresentarem seus sonhos e projetos desenvolvidos durante um ano”, destacou o coordenador do pilar.

O diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UEA (Agin/UEA), Antônio de Lima Mesquita, durante a abertura do evento destacou que a UEA está fazendo uma grande revolução educacional, de capacitação social e de recursos humanos no estado do Amazonas. “A equipe da gestão superior da universidade está se dedicando para essa mudança na educação superior. É isso que a UEA está fazendo, preparando para o mercado e para a vida”, frisou ele.

Sobre o projeto

O projeto Academia Stem é voltado à capacitação e formação profissional dos estudantes, buscando desenvolver, potencializar e divulgar as áreas de Engenharia de Automação e Controle, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.