Foi assinado na última sexta-feira, 10/11, o ACT (Acordo de Cooperação Técnica) para implementação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM). A medida fez parte de uma série de anúncios para reforçar a atuação das forças de segurança no Estado.
Entre outras autoridades, estiveram na solenidade o Ministro da Justiça, Flávio Dino; o Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; o Diretor da Amazônia e Meio Ambiente, Humberto Freire; além do Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado, Umberto Ramos Rodrigues.
Esse ato fez parte de uma série de anúncios para enfrentamento mais eficaz às diversas práticas criminosas que ocorrem não só no Amazonas, como em toda a Região Norte do Brasil.
Sobre as FICCOs
A PORTARIA MJSP Nº 427, DE 21 DE JULHO DE 2023, determinou a expansão das denominadas FICCOs. Estas são uma iniciativa de âmbito nacional para atuação uniforme e conjunta de combate a crimes como: tráfico de drogas, de armas, assaltos e homicídios praticados por organizações criminosas, entre outros. O trabalho é integrado por órgãos de segurança pública federais (vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP) e órgãos de segurança pública estaduais.
Notadamente, cada uma das 27 unidades da Federação deverá com sua FICCO. Em todas elas, cabe à Polícia Federal (PF) a coordenação dos trabalhos.