segunda-feira, 26, fevereiro, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Governo do Amazonas participa do ConCidades, no Comitê de Saneamento Ambiental

Os Comitês Técnicos que passam a compor o Conselho Nacional das Cidades (ConCidades) foram definidos nesta terça-feira (07/11), em Brasília, assim como as prioridades e plano de trabalho a ser executado. O Governo do Amazonas está representado no ConCidades pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, no Comitê de Saneamento Ambiental.

Os outros comitês que fazem parte do ConCidades são o de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Mobilidade Urbana e Periferias. A agenda de trabalho foi debatida no segundo dia da Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades), que acontece em Brasília desde segunda-feira (06/11). O evento, que encerra na quarta-feira (08/11), marca a reativação pelo Governo Federal do ConCidades, que estava sem funcionar nos últimos seis anos.

A Coordenação Executiva da 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC), que está prevista para o primeiro semestre de 2024, também apresentou o cronograma do evento, nesta terça-feira (07/11), instalou as comissões que irão cuidar da organização e apresentou o calendário de reuniões, regimento interno e metas a serem alcançadas.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, foi indicado pelo governador Wilson Lima para compor o ConCidades. “O governador Wilson Lima determinou a participação do Estado no Conselho através da Sedurb. Estou aqui como conselheiro e representante do Governo nesse evento, que busca desenvolver as cidades no Brasil, no que diz respeito a habitação, saneamento, mobilidade urbana, drenagem, resíduos sólidos e planos diretores”, explicou Campêlo.

Presidido pelo ministro das Cidades, Jader Filho, o ConCidades reúne representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, assim como entidades da sociedade civil organizada e da área empresarial.

Sobre o ConCidades​  

O ConCidades é um órgão colegiado de caráter deliberativo e consultivo, integrante da estrutura do Ministério das Cidades. Ele desempenha um papel importante como instrumento de gestão democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), e viabiliza a discussão contínua em torno das políticas urbanas, levando em consideração a autonomia e as particularidades dos diferentes setores envolvidos.

Fato Amazônico