Seguem abertas as inscrições para o Encontro Amazonense de Acolhimento Familiar, que acontecerá no próximo sábado, dia 11 de novembro, até segunda-feira, dia 13, das 9h às 16h, no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping, situado na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada – Zona Centro-Sul de Manaus. O evento abordará temas relacionados ao acolhimento familiar para crianças e adolescentes em situação de risco social.
Os interessados devem fazer a inscrição no link: forms.gle/ZZdJN1Tp1gPsoe1Y8. O evento é direcionado para redes de proteção da infância no Amazonas, instituições que tenham interesse em implantar o serviço de acolhimento familiar, e profissionais e graduandos nas áreas correlatas a direitos humanos e assistência social.
Nos três dias, o evento abordará aprimoramento técnico, atualização de conhecimentos e práticas relacionadas ao projeto nacional “Família Acolhedora”. A iniciativa proporciona lares temporários para crianças e adolescentes afastados do seu convívio familiar original, por diferentes tipos de violência ou violações de direitos.
“É importante ressaltar que o acolhimento familiar é amparado pelo ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], desde 2009, seguindo normas rígidas e pensadas no cuidado de quem mais precisa. Sem dúvidas, o Encontro é perfeito para profissionais atuantes e interessados em somar com a iniciativa”, convida Magaly Araújo, a diretora executiva do Lar Batista Janell Doyle, que está na organização do evento.
Programação
A preletora do Encontro será Neusa Cerutti. Bacharel em Direito, especialista em Direito da Criança e do Adolescente, e mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ela coordenou por 11 anos o acolhimento familiar em Cascavel (PR).
Após os expressivos resultados, ela se tornou referência nacional e atualmente realiza capacitação em estados e municípios do Brasil. Além disso, Neusa é autora do livro “Acolhimento familiar: uma alternativa para a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes”.
O primeiro tema que será abordado é “Capacitação para rede socioassistencial e rede intersetorial para o acolhimento em Família Acolhedora”, no dia 11, sábado. A segunda discussão será sobre a “Capacitação para equipe técnica e coordenadores que executará o serviço de acolhimento em Família Acolhedora”, no dia 12, domingo. O evento encerra com a temática “Busca ativa e capacitação de famílias acolhedoras”, no dia 13, segunda-feira.
Neusa também deixa seu convite para os participantes do Encontro. “Nós estamos na expectativa de reunir todos os profissionais envolvidos com acolhimento de crianças e adolescentes, sejam instituições, juízes da infância, e famílias da sociedade civil interessadas em conhecer mais sobre o ‘Família Acolhedora’”, comenta.
O Encontro Amazonense de Acolhimento Familiar é uma realização da Estação Social, com apoio do Núcleo de Assistência à Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) e do Lar Batista Janell Doyle.