O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta terça-feira com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sobre o conflito no Oriente Médio entre Israel e o grupo palestino Hamas. Lula destacou sua preocupação com os brasileiros que aguardam para sair da Faixa de Gaza, próximos à fronteira do Egito e voltou a pedir a criação de um corredor humanitário, de acordo com o Palácio do Planalto.
“O presidente iraniano defendeu o fim imediato dos bombardeios de Israel e o fim do bloqueio da Faixa de Gaza”, disse o Palácio do Planalto.
De acordo com o Planalto, o presidente Lula pediu que fosse feito o possível para um consenso que criasse um corredor humanitário e fez um apelo pela libertação de todos os reféns, que seria o melhor sinal para um apelo pelo fim dos bombardeios em Gaza.
“O mais importante é termos a condição para mulheres, crianças e idosos não sofram as consequências daqueles que querem Guerra”, sublinhou Lula, de acordo com o governo. “Eu fico triste quando vejo a dificuldade do povo pobre construir uma casa, um hospital. E como isso é facilmente destruído na Guerra”, acrescentou.
Lula também falou com o presidente da Turquia, Recep Erdogan, sobre o conflito no Oriente Médio. “Ambos os presidentes concordaram que são inaceitáveis os ataques contra civis. O presidente turco falou do envio de ajuda humanitária para Gaza”, afirma o governo.
Com informações de O Globo
