A “Semana de Prevenção ao Suicídio”, evento alusivo à campanha Setembro Amarelo, encerrou na sexta-feira (15) as atividades desenvolvidas com escolas estaduais no Programa “Educando pela Cultura”, parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM).
Durante a semana, uma série de palestras foi realizada com a participação de profissionais para falar aos estudantes de várias escolas, sobre saúde mental, ideação suicida e meios para evitar suicídios. Após a abertura do evento, realizada na última segunda-feira (11), no Auditório Senador João Bosco, servidores da Assembleia e profissionais convidados cumpriram um cronograma de visitas às escolas para realizar o ciclo de palestras.
Para Jander Lasmar, diretor da Escola do Legislativo, falar sobre saúde mental é uma saída para se evitar doenças mentais para que os jovens atravessem essa fase sem enfrentar problemas, como depressão e a ansiedade, muitas vezes ocasionados por gatilhos causados por bullying e também preconceito sofrido no ambiente escolar.
“Essas palestras servem para contribuir na adoção de uma nova postura e prevenção do agravamento de doenças ligadas à saúde mental, que podem vir a se manifestar na ideação suicida. Falar sobre saúde mental, além de contribuir para a prevenção ao suicídio, sobretudo neste mês em que se voltam às necessidades de preveni-lo, serve ainda para se precaver de doenças da modernidade, aceleradas pelo estilo de vida ocidental”, explicou, acrescentando que o programa atendeu nove escolas, com uma média de quase 500 alunos.
A coordenadora do Educando pela Cultura, Jacy Braga, enfatizou a aceitação dos alunos com o evento. Ela destacou sobre o resultado positivo e a solicitação para o retorno às escolas para tratar de outros temas, como o uso de álcool e outras drogas, por exemplo.
“Isso é um termômetro da nossa participação nas escolas e também da nossa presença enquanto poder público, enquanto escola de governo nesses ambientes. Temos interesse de, ano que vem, retornar às escolas e continuar atendendo a comunidade, pois está sendo muito satisfatório”, afirmou.
Escolas atendidas
As palestras foram realizadas nas escolas: Escola Estadual Antônio de Lucena Bittencourt, localizada no Morro da Liberdade, zona Sul de Manaus (segunda-feira, 11); Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste (terça-feira,12); Escola Estadual Antônio da Encarnação Filho, localizada no bairro Lírio do Vale II, zona Oeste quarta-feira, 13); Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, localizada no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus (quarta-feira, 13); Escola Estadual Frei Mário Monacelli localizada no bairro Alfredo Nascimento, zona Norte de Manaus (quinta-feira, 14); Escola Estadual Raimunda Holanda de Souza, localizada no bairro Amazonino Mendes, zona Leste de Manaus (quinta-feira, 14); Centro Educacional Arthur Virgílio Filho, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus (sexta-feira, 15) e Escola Estadual Prof. Octávio Mourão, localizada o bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus (sexta-feira, 15).