terça-feira, 25, junho, 2024

adm.portalatualizado@gmail.com
(92)98474-9643

Search
Close this search box.

Solidariedade: Colaboradores dos Programas Pelci e RespirAR fazem doação de sangue ao Hemoam

Mais de 30 colaboradores do programa RespirAR e Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), ambos coordenados pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer do Amazonas (Sedel), deram importante demonstração de solidariedade ao doarem sangue para reforçar o estoque da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

“O ato de doar sangue é um gesto de solidariedade que salva vidas. A iniciativa dos colaboradores da secretaria é fundamental para que possamos ajudar outras vidas, não só por meio do esporte mas também pelo ato de doar sangue. Juntos podemos dar suporte e garantir um suprimento vital para aqueles que mais precisam”, disse Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

Suzete Camurça, socióloga do setor de captação de doadores do Hemoam, ressalta que nos períodos de feriado há uma queda no estoque de sangue da Fundação. “Doadores que viajam para o interior ficam 30 dias sem doar. Então essa ação da Sedel muito nos ajuda, agradecemos imensamente”, disse a colaboradora, lembrando que uma única doação pode salvar até quatro vidas.

A Fundação Hemoam é a única instituição pública responsável pela distribuição de sangue no estado, que atualmente está com o estoque de sangue entre 400 e 500 bolsas, quando o ideal é que se tenha 800 bolsas para garantir a demanda de todo o estado. Pensando em ajudar a causa, mais de 30 colaboradores da Sedel se disponibilizaram para a doação.

“Durante uma tratativa com o secretário Jorge Oliveira, soubemos da necessidade do estoque de sangue nesse feriado, então, nos disponibilizamos para fazer essa mobilização. Como defendemos a bandeira do esporte e saúde, então salvar vidas é nossa missão”, disse Márcio Barbosa, gerente do Programa RespirAR.  

Como doar sangue

Para doar sangue a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos e estar munido de um documento com foto. As doações podem ser feitas na Fundação Hemoam, localizada na Avenida Constantino Nery, 4397, Bairro Chapada, de segunda a sábado, das 7h30 às 17 horas.

Homens podem doar até quatro vezes por ano, e mulheres até três vezes. Pessoas com qualquer tipo sanguíneo podem doar, os mais procurados são especialmente dos tipos O+, O- e tipagens negativas.