05/04/2020 (92) 98474-9643

Cidades

Camp mosquito02

Triagem em abrigo para moradores de rua começou nesta quinta-feira

Instalação do abrigo na Arena Amadeu Teixeira é uma das medidas adotadas pelo governo para combater a proliferação do novo coronavírus no Amazonas

Por Larissa 26/03/2020 às 17:23:21

Reprodução

Após o anúncio do governo do Estado sobre a instalação de um abrigo na Arena Amadeu Teixeira, na Avenida Constantino Nery, em Flores, moradores de rua dormiram em frente ao local em busca de atendimento.

A instalação do abrigo é uma das medidas adotadas pelo governo para combater a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas e faz parte de um plano emergencial criado com a participação das secretarias de governo e entidades que trabalham no atendimento aos moradores de rua.

"É importante destacar que as organizações da sociedade civil estão em parceria com o governo do Estado nesse momento e que muitas delas continuam seus atendimentos normais de forma descentralizada pela cidade. Essas instituições continuam recebendo os moradores, fazendo área de banho e alimentação e identificam as pessoas que querem um abrigamento", explicou a secretária Caroline Braz, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A partir do encaminhamento para as instituições, os moradores passam por uma triagem de saúde, que identifica possíveis sintomas do coronavírus. Caso sejam identificados, são levados para uma área de isolamento monitorado.

De acordo com a secretária, 200 vagas vão ser disponibilizadas na Arena para moradores em situação de rua dormirem. A limitação é feita de acordo com as orientações dos órgãos de saúde, para evitar aglomeração.

Os trabalhos de triagem iniciaram na manhã desta quinta-feira (26) e vão permitir aos moradores que tomem banho e se alimentem. A pernoite só será autorizada na segunda-feira (30).

A população também pode ajudar nessa causa, fazendo doação de roupas, cestas básicas e kits de higiene. Um drive-thru foi montado em frente à bilheteria da Arena para receber as doações. O objetivo é que os doadores não saim do carro, e servidores receberão as entregas, evitando assim o contato físico.

Para a população, a alternativa foi aprovada, " É importante estar sempre disponível para ajudar o próximo. Nesse momento, a gente precisa se unir, mesmo afastados nós temos que nos unir", ressaltou a autônoma Camila Barroncos.







Fonte: D24am

comentários